SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número98Formación del profesorado en el contexto de las instituciones de educación superior de BrasilLa realidad de la escuela y la recepción de las políticas educacionales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

DIAS, Paulo César Azevedo  y  CADIME, Irene Maria Dias. Percepções dos educadores sobre a inclusão na educação pré-escolar: o papel da experiência e das habilitações. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.98, pp.91-111. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002600962.

Em Portugal, a extensão dos serviços de educação especial à educação pré-escolar é relativamente recente. São também escassos os estudos que avaliam as percepções dos educadores de infância sobre as práticas inclusivas. Neste trabalho, pretendemos avaliar as percepções dos educadores de infância sobre a inclusão. Recorreu-se a uma amostra de 118 educadores de infância portugueses, a quem foi administrado o Inventário de Inclusão. Os resultados indicam que a implementação de práticas inclusivas está relacionada com a percepção de apoio e utilização anterior de práticas inclusivas. Educadores mais novos, com menos experiência letiva e com menos experiência na aplicação de práticas inclusivas possuem mais crenças sobre a inclusão. Educadores mais velhos e que trabalham mais tempo com crianças com necessidades educativas especiais percebem como melhores os efeitos da inclusão. Esses resultados são discutidos à luz da literatura existente, apresentando-se também implicações para a prática educativa e para a investigação.

Palabras clave : Inclusão; Pré-escolar; Percepções; Educadores de infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )