SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número98Las percepciones de los educadores hacia la inclusión en la educación preescolar: el rol de la experiencia y de las calificacionesIniciación Científica Júnior: retos a la materialización de un círculo virtuoso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ROSISTOLATO, Rodrigo; PRADO, Ana Pires do  y  MARTINS, Leane Rodrigues. A “realidade” de cada escola e a recepção de políticas educacionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.98, pp.112-132. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601074.

A investigação tem como objetivo compreender a recepção de uma política educacional nacional em contexto local, levando em consideração a perspectiva de gestores de uma Secretaria Municipal de Educação, gestores de escolas e de representantes sindicais. A proposta é analisar as leituras, as interpretações e as reinterpretações de políticas nacionais nos municípios. Nosso foco é a recepção da Prova Brasil, e dos dados por ela produzidos. Descreveremos um cenário em que a Prova Brasil não é compreendida integralmente em seus aspectos técnicos, o que gera um duplo movimento: por um lado, gestores e sindicalistas entendem que é necessário realizar avaliações em larga escala, por outro criticam a padronização das avaliações. Suas críticas são sustentadas por referências às “realidades escolares”. A valorização das “realidades escolares” tem um duplo sentido: enfatiza as especificidades das escolas e produz interpretações alternativas e divergentes em relação à política pública.

Palabras clave : Política educacional; Avaliação em larga escala; Prova Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )