SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número98Iniciación Científica Júnior: retos a la materialización de un círculo virtuosoLa Educación del Campo en el Plan Nacional de Educación: tensiones entre la garantía y la negación del derecho a la educación. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

HERRERA, Marcelo Arancibia; FERNANDEZ, Daniela Cosimo  y  SEGUEL, Roberto Casanova. Percepção dos professores sobre a integração das TIC nas práticas de ensino sobre marcos regulatórios para a profissão docente no Chile. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.98, pp.163-184. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501119.

Pesquisa que busca relacionar as Percepção dos professores sobre o uso da tecnologia e sua relação com a política pública de “Normas e competências TIC para a Profissão Docente”. Estudo qualitativo de 40 entrevistas com professores em 3 regiões do Chile. Os resultados mostram uma caracterização dos professores, dependendo do uso concedido à tecnologia, a organização de rubricas e reconhecimento de competências TIC no discurso dos professores. Ainda que a maioria dos professores dizem que têm habilidades associadas à dimensão educativa, há uma vasta serie de critérios e competências reconhecidas. Esta pesquisa é uma abordagem inicial do conhecimento e a identificação de competências em TIC nos professores de acordo com a política pública do Chile.

Palabras clave : Competências em TIC; Política de educação; Formação de professores; Percepção dos professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )