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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versión impresa ISSN 0104-4036
Resumen
HERRERA, Marcelo Arancibia; FERNANDEZ, Daniela Cosimo y SEGUEL, Roberto Casanova. Percepção dos professores sobre a integração das TIC nas práticas de ensino sobre marcos regulatórios para a profissão docente no Chile. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.98, pp.163-184. ISSN 0104-4036. https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002501119.
Pesquisa que busca relacionar as Percepção dos professores sobre o uso da tecnologia e sua relação com a política pública de “Normas e competências TIC para a Profissão Docente”. Estudo qualitativo de 40 entrevistas com professores em 3 regiões do Chile. Os resultados mostram uma caracterização dos professores, dependendo do uso concedido à tecnologia, a organização de rubricas e reconhecimento de competências TIC no discurso dos professores. Ainda que a maioria dos professores dizem que têm habilidades associadas à dimensão educativa, há uma vasta serie de critérios e competências reconhecidas. Esta pesquisa é uma abordagem inicial do conhecimento e a identificação de competências em TIC nos professores de acordo com a política pública do Chile.
Palabras clave : Competências em TIC; Política de educação; Formação de professores; Percepção dos professores.