SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue99Festival of school teachers as a practice-oriented form of improving teachers’ skills author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

OLIVEIRA, Margarida; REIS, Pedro  and  TINOCA, Luís. A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.99, pp.1-21.  Epub Feb 08, 2018. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500969.

Integrando uma investigação mais vasta sobre a influência do género no ensino e na aprendizagem das ciências, procede-se aqui à análise dos dados obtidos a partir de questionários aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciências. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estratégias de ensino desenvolvidas por docentes de ciências. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferenças entre moças e moços, estas diferenças se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferências manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferências do grupo de estudantes com as práticas docentes.

Keywords : Gênero; Estereótipo; Ensino das ciências; Estratégias de ensino e aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )