SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número99Festival de professores como uma forma orientada para a prática de aperfeiçoamento das habilidades dos professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

OLIVEIRA, Margarida; REIS, Pedro  e  TINOCA, Luís. A influência do género nas salas de aulas de ciências: um estudo com docentes e estudantes de 9º ano. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.99, pp.1-21.  Epub 08-Fev-2018. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362017002500969.

Integrando uma investigação mais vasta sobre a influência do género no ensino e na aprendizagem das ciências, procede-se aqui à análise dos dados obtidos a partir de questionários aplicados a estudantes de 9º ano (com idades de 14 a 15 anos) e docentes de ciências. Procurou-se conhecer quais os modos de aprendizagem preferidos por estudantes e quais as estratégias de ensino desenvolvidas por docentes de ciências. Conclui-se que, apesar de se registarem algumas diferenças entre moças e moços, estas diferenças se tornam mais acentuadas quando se comparam as preferências manifestadas dentro de cada um destes grupos ou quando se comparam as preferências do grupo de estudantes com as práticas docentes.

Palavras-chave : Gênero; Estereótipo; Ensino das ciências; Estratégias de ensino e aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )