SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número99Festival de profesores como una forma orientada a la práctica de mejorar las habilidades de los docentesDiagnósticos de la escolarización básica: una confrontación de perspectivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres  y  MENDES, Juliana Camila Barbosa. “O que é o bom resultado?” Indagando o sentido da avaliação e suas articulações curriculares. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.99, pp.1-20.  Epub 08-Feb-2018. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002600982.

Esta reflexão desdobra-se de pesquisa que interroga a produção de políticas curriculares no Município do Rio de Janeiro, discutindo as conexões e articulações entre as demandas da rede e as demandas locais de cada escola, dando especial atenção à coordenação pedagógica como espaço de articulação/produção curricular. Em meio às análises do corpus empírico da pesquisa, a relação entre currículo e avaliação, num cenário de cultura de testagem, foram sendo postos em destaque os sentidos de uma prática avaliativa e sua relação com a produção curricular. Assim, problematizamos os deslocamentos de sentidos que são ressignificados e hegemonizados na produção da política curricular que tem a avaliação como dimensão instituinte de uma política calcada na prescrição de qualidade atrelada a um discurso de accountability.

Palabras clave : Avaliação; Accountability; Política curricular; Qualidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )