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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

PERALES, Ramón García. Desenho e construção de um instrumento de avaliação da competição matemática: aplicabilidade prática de um julgamento de especialistas. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.99, pp.1-26.  Epub 08-Fev-2018. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601263.

Uma aproximação é feita para uma das etapas fundamentais no desenho e construção de qualquer instrumento de avaliação educacional, a avaliação feita por um grupo de especialistas no assunto para avaliar. A tabela de especificações é uma ferramenta ideal para desenvolver um julgamento especializado, o que facilita, entre outros objetivos, o cálculo do índice de validade de conteúdo de cada um de seus elementos. Como exemplo, é explicado o processo desenvolvido para facilitar a construção de um instrumento que avalia a competência matemática. Depois de ter um desenho inicial de 64 itens, 11 itens foram eliminados e várias estimativas qualitativas foram obtidas, o que permitiu uma melhoria significativa do instrumento, graças à participação de 51 especialistas no campo da matemática. Para este instrumento, foi obtida uma alta validade de conteúdo, com a maioria dos índices calculados superiores a .80.

Palavras-chave : Instrumento de avaliação; Julgamento de especialistas; Tabela de especificações; Validade de conteúdo; Competência matemática.

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