SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número99Diseño y construcción de un instrumento de evaluación de la competencia matemática: aplicabilidad práctica de un juicio de expertosLas redes de la educación integral en el distrito federal bajo el prisma de la gestión escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

EYNG, Ana Maria; MOTA, Glaucio Luiz; PINTO, Mônica Luiza Simião  y  SEHN, Cleumir. O direito à diversidade na via da interculturalidade no currículo escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.99, pp.1-24.  Epub 08-Feb-2018. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601412.

No presente texto, problematizamos o direito à diversidade no currículo, considerando-o como um percurso de constituição identitária e de garantia de direitos, mediante práticas que dialoguem com a igualdade e a diferença via interculturalidade. O método dialético pauta o estabelecimento da relação dialógica entre traços de estudos teóricos, de políticas públicas e de percepções de sujeitos do currículo na perspectiva dos estudos culturais. Nesse intuito, trazemos as vozes de estudantes e de professores sobre um dos traços da diversidade, as religiosidades. Historicamente, trata-se de temática fonte de acirradas disputas, embora seus propósitos sejam de conciliação. Os resultados apontam a permanência do desafio da efetivação do direito à diversidade no currículo, cuja superação requer luta pelos princípios democráticos, pela via da interculturalidade capaz de promover a participação e o reconhecimento, da igualdade e da diferença. Portanto, a garantia do direito à diversidade requer a prática de uma pedagogia que favoreça o acesso às fronteiras no terreno contestado do currículo, por meio de negociações culturais justas.

Palabras clave : Currículo; Diversidade cultural; Interculturalidade; Garantia de direitos; Educação Básica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )