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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036

Resumo

EYNG, Ana Maria; MOTA, Glaucio Luiz; PINTO, Mônica Luiza Simião  e  SEHN, Cleumir. O direito à diversidade na via da interculturalidade no currículo escolar. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.99, pp.1-24.  Epub 08-Fev-2018. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601412.

No presente texto, problematizamos o direito à diversidade no currículo, considerando-o como um percurso de constituição identitária e de garantia de direitos, mediante práticas que dialoguem com a igualdade e a diferença via interculturalidade. O método dialético pauta o estabelecimento da relação dialógica entre traços de estudos teóricos, de políticas públicas e de percepções de sujeitos do currículo na perspectiva dos estudos culturais. Nesse intuito, trazemos as vozes de estudantes e de professores sobre um dos traços da diversidade, as religiosidades. Historicamente, trata-se de temática fonte de acirradas disputas, embora seus propósitos sejam de conciliação. Os resultados apontam a permanência do desafio da efetivação do direito à diversidade no currículo, cuja superação requer luta pelos princípios democráticos, pela via da interculturalidade capaz de promover a participação e o reconhecimento, da igualdade e da diferença. Portanto, a garantia do direito à diversidade requer a prática de uma pedagogia que favoreça o acesso às fronteiras no terreno contestado do currículo, por meio de negociações culturais justas.

Palavras-chave : Currículo; Diversidade cultural; Interculturalidade; Garantia de direitos; Educação Básica.

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