SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue99The networks of Integral Education in the Federal District from the perspective of school administrationPublic policies in Higher Distance Education - A study on the experience of Cederj Consortium author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036

Abstract

BASTOS, Remo Moreira Brito. O papel dos testes padronizados na política educacional para o ensino básico nos Estados Unidos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.99, pp.00-00.  Epub Feb 07, 2018. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-403620180026000993.

Com o advento do programa federal No Child Left Behind, um aumento desproporcional das horas destinadas a testes, o estreitamento de conteúdos curriculares e as avaliações verticalizantes, focando responsabilização de professores e diretores, passaram a conformar a agenda para a reforma educacional nos Estados Unidos. O presente artigo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental, questiona as premissas que fundamentam essas políticas, fortemente estruturadas em torno dos testes padronizados de larga escala, os quais constituem a “ferramenta por excelência” do programa governamental em questão. Ademais dos perversos efeitos impingidos aos educandos, mostram-se as limitações intrínsecas desses instrumentos para aferir a assimilação de conhecimentos por parte dos discentes, bem como a proliferação de todo tipo de expedientes de questionável validade ética com vistas a simular o alcance das metas de desempenho acadêmico estipuladas pelo mencionado programa.

Keywords : Testes padronizados; Política educacional; Estados Unidos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )