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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036

Resumen

ITELVINO, Lucimar da Silva; COSTA, Priscila Rezende da; GOHN, Maria da Glória  y  RAMACCIOTTI, Claudio. Formação do empreendedor social e a educação formal e não formal: um estudo a partir de narrativas de história de vida. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.99, pp.00-00.  Epub 07-Feb-2018. ISSN 0104-4036.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002600960.

Os empreendedores sociais convertem assuntos sociais em oportunidades, criam negócios e transformam a experiência empreendedora em conhecimento empreendedor. Sendo assim, é relevante entender o processo de formação desse indivíduo como gerador de mudança da sociedade. Esse é, portanto, o objetivo geral desta pesquisa, que é qualitativa, e cujo método envolveu a análise de três narrativas da história de vida de empreendedores, considerados referências no desenvolvimento de projetos sociais de impacto no Brasil, segundo o Prêmio Empreendedor Social, realizado pelo jornal Folha de São Paulo e pela Fundação Schwab. Para a organização das análises, utilizou-se o software ATLAS. Os resultados demonstraram que a formação do empreendedor social está vinculada aos espaços e contextos de aprendizagem, à trajetória de liderança e à motivação para o empreendedorismo social, sendo essas categorias permeadas pela educação formal e não formal.

Palabras clave : Empreendedor social; Educação formal e não formal; História de vida.

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