SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100Calidad en la educación superior: una revisión teórica de la evolución conceptual em el campo la educación superiorDemocratización del acceso a la educación universitaria: clasificación brasileña de la raza/color en el debate sobre la acción afirmativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

FIGUEIREDO, Dalson; CARMO, Erinaldo; MAIA, Romero  y  SILVA, Lucas. Os cavalos também caem: Tratado das inconsistências do IDEB. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.552-572. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-403620180026001178.

Este artigo apresenta algumas incoerências identificadas na análise dos resultados do IDEB 2015, referentes ao ensino público. Metodologicamente, o desenho de pesquisa combina estatística descritiva e multivariada. As conclusões indicam que: 1) a alta taxa de aprovação interna infla artificialmente a magnitude do IDEB; 2) não existe correlação, em determinados estados, entre o desempenho do IDEB nas diferentes etapas da educação básica; 3) em alguns estados, não há correspondência entre o IDEB do ensino médio e o ENEM. Em conjunto, essas limitações comprometem a validade da inferência do Índice sobre a educação básica do país e justificam a imposição de dúvidas plausíveis sobre o próprio modelo de avaliação adotado pelo INEP.

Palabras clave : Avaliação; Educação básica; Ensino público; IDEB.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )