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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

TEIXEIRA, Moema De Poli. Democratizando o acesso ao ensino superior: classificação brasileira de cor/raça no debate sobre a ação afirmativa. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.595-618. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601768.

Um dos principais aspectos para o desenvolvimento de ações afirmativas no Brasil compreende como definir a população-alvo, que inclui usos e percepções de categorias étnico-raciais. O presente trabalho tem como objetivo principal trazer a análise sobre as classificações de cor ou raça do IBGE para contribuir com o desenho de ações afirmativas no Brasil, utilizando categorias historicamente construídas com o aval da estatística oficial. As questões de cor nos Censos Brasileiros e as experiências incluindo a designação racial como resposta aberta, são estudadas desde 1872, e constata-se que há duas dimensões envolvendo as classificações raciais no Brasil a serem observadas no debate sobre ação afirmativa: uma estrutural e outra cultural. As estatísticas são fundamentais para construir as melhores evidências na formulação de políticas públicas. Por outro lado, reconhece-se as identidades étnicas e raciais como fenômenos culturais suscetíveis de mudança, o que nos leva a continuar a discussão, tentando captar o significado dessas transformações. O debate sobre a ação afirmativa não pode desqualificar nenhuma dessas abordagens para o conhecimento das relações raciais no Brasil.

Palavras-chave : Classificação de cor/raça; Censo Demográfico; Educação Superior; Ação Afirmativa.

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