SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100Democratización del acceso a la educación universitaria: clasificación brasileña de la raza/color en el debate sobre la acción afirmativaModelado multinivel de la persistencia en la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

RUANO, Javier Collado; MORILLO, Mario Madroñero  y  GONZALEZ, Freddy Javier Álvarez. Educação transdisciplinar: formando em competências para o bem viver. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.619-644. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601487.

O objetivo deste ensaio é pesquisar as diferentes dimensões formativas que os docentes do século XXI precisam potenciar para transformar a sua realidade socioecológica, com o fim de repensar as políticas públicas educativas do Equador. Primeiro abordam-se as conceições epistemológicas da educação transdisciplinar: a autoformação, a heteroformação, a ecoformação e a ontoformação. Depois se complementa com os saberes ancestrais absolutos e alter-nativos. Como resultado, as ciências da educação para o bem viver emergem como uma práxis pedagógica transformadora no nível ontológico, ético, estético, político e científico. Em conclusão, o artigo integra um diálogo inter-epistemológico que combina uma ecologia de saberes para a articulação de uma educação para o bom viver que seja emancipadora, conscientizadora e sensibilizadora.

Palabras clave : Educação; Políticas Públicas; Transdisciplinaridade; Epistemologia; Diversidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )