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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

RUANO, Javier Collado; MORILLO, Mario Madroñero  e  GONZALEZ, Freddy Javier Álvarez. Educação transdisciplinar: formando em competências para o bem viver. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.619-644. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601487.

O objetivo deste ensaio é pesquisar as diferentes dimensões formativas que os docentes do século XXI precisam potenciar para transformar a sua realidade socioecológica, com o fim de repensar as políticas públicas educativas do Equador. Primeiro abordam-se as conceições epistemológicas da educação transdisciplinar: a autoformação, a heteroformação, a ecoformação e a ontoformação. Depois se complementa com os saberes ancestrais absolutos e alter-nativos. Como resultado, as ciências da educação para o bem viver emergem como uma práxis pedagógica transformadora no nível ontológico, ético, estético, político e científico. Em conclusão, o artigo integra um diálogo inter-epistemológico que combina uma ecologia de saberes para a articulação de uma educação para o bom viver que seja emancipadora, conscientizadora e sensibilizadora.

Palavras-chave : Educação; Políticas Públicas; Transdisciplinaridade; Epistemologia; Diversidade.

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