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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

LIRA, Adriana  e  GOMES, Candido Alberto. Violências escolares: que aprendemos para a formação de professores?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.759-779. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601574.

Considerando fundamental o papel dos docentes para superar as violências escolares, esta pesquisa identificou como adolescentes percebem as ações dos seus professores. Trata-se de uma investigação qualitativa, por meio de imersão numa escola com anos finais do ensino fundamental da periferia de Brasília, capital do Brasil. Realizaram-se análise documental, observação e entrevistas individuais semiestruturadas, além de grupos focais. Os resultados apontam para o uso de metodologias pouco compatíveis com as aspirações adolescentes de autonomia e protagonismo, com excesso de exposição oral e cópias. As relações impessoais dos professores com os alunos, aliadas às dificuldades de lidar com conflitos na sala de aula, contribuem para violências e indisciplina surgirem e se agravarem. Daí fluem propostas para alterar a formação docente.

Palavras-chave : Violência escolar; Indisciplina; Adolescentes; Ensino fundamental; Formação de professores.

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