SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100Violencia en las escuelas: ¿cuáles son las lecciones para la formación docente?La internacionalización por medio de la Beca de Investigador Visitante Especial del Programa Ciencia Sin Fronteras del CNPq índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

CASTANHO, Marisa Irene Siqueira; SILVA, Marjorie Cristina Rocha da; CASARIN, Sonia  y  DORIGHELLO, Letícia de Sousa. Concepções e ações de professoras sobre propostas de um programa de educação integral. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.780-800. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601204.

O objetivo deste trabalho foi identificar concepções e ações de professores em relação a um programa de educação integral. Foram analisadas respostas de 11 professoras de Ensino Fundamental I, de uma rede municipal de ensino, a partir de um roteiro semiestruturado de entrevista e questionários sociodemográficos. A análise de conteúdo, com apoio no software Iramuteq, evidenciou a contribuição socializadora da educação integral para a educação formal; as dificuldades de integração entre os professores dos dois currículos; as tentativas de aproximar os pais e a ausência da noção de comunidade; o reconhecimento da importância das atividades não formais e lúdicas; o uso da motivação e interesse do aluno pelas atividades das oficinas como condicionantes da frequência na sala de aula; a predominância da visão assistencialista. Sugere-se a ampliação de pesquisas, o investimento na formação de professores, visando à melhor compreensão e à atuação em programas articulados e planejamento de políticas públicas.

Palabras clave : Jornada escolar ampliada; Formação de professores; Ensino Fundamental; Políticas públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )