SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100Violências escolares: que aprendemos para a formação de professores?A internacionalização por meio da bolsa de Pesquisador Visitante Especial do Programa Ciência sem Fronteiras do CNPq índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

CASTANHO, Marisa Irene Siqueira; SILVA, Marjorie Cristina Rocha da; CASARIN, Sonia  e  DORIGHELLO, Letícia de Sousa. Concepções e ações de professoras sobre propostas de um programa de educação integral. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.780-800. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601204.

O objetivo deste trabalho foi identificar concepções e ações de professores em relação a um programa de educação integral. Foram analisadas respostas de 11 professoras de Ensino Fundamental I, de uma rede municipal de ensino, a partir de um roteiro semiestruturado de entrevista e questionários sociodemográficos. A análise de conteúdo, com apoio no software Iramuteq, evidenciou a contribuição socializadora da educação integral para a educação formal; as dificuldades de integração entre os professores dos dois currículos; as tentativas de aproximar os pais e a ausência da noção de comunidade; o reconhecimento da importância das atividades não formais e lúdicas; o uso da motivação e interesse do aluno pelas atividades das oficinas como condicionantes da frequência na sala de aula; a predominância da visão assistencialista. Sugere-se a ampliação de pesquisas, o investimento na formação de professores, visando à melhor compreensão e à atuação em programas articulados e planejamento de políticas públicas.

Palavras-chave : Jornada escolar ampliada; Formação de professores; Ensino Fundamental; Políticas públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )