SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100Evasión en la educación superior y gestión institucional: el caso de la Universidade Federal de ParaíbaSistemas de Alerta Temprana para estudiantes en riesgo de abandono de la Educación Superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

PARREIRA, Artur; PESTANA, Maria Helena  y  OLIVEIRA, Paulo. Avaliar a liderança em contexto educativo: um teste baseado na perspectiva complexa das competências. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.890-910. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601559.

Este estudo valida um teste de liderança, baseado em um modelo complexo de habilidades de liderança, como uma ferramenta útil para avaliar a competência educacional do professor, considerada como importante para conduzir aulas com adolescentes e adultos. O objetivo específico do estudo foi estabelecer as normas e os critérios de interpretação para o teste, em contextos educacionais, o que se fez num determinado ambiente cultural, a Academia da Polícia Nacional de Timor Leste. O modelo destaca as habilidades para a eficácia da liderança, em um ambiente educacional, visando a liderança como uma maneira essencial de dirigir os sistemas educacionais. Os postulados do modelo hipotetizam a positividade da liderança como resultado de uma combinação adequada do uso do poder e da informação, ao mesmo tempo que executam as atividades fundamentais de dinamização e controle do desempenho e resultados das atividades de aprendizagem. O teste foi aplicado a uma amostra de candidatos em um contexto militar educacional, formandos da Academia da Polícia Nacional de Timor Leste. Os resultados de suas avaliações sobre cada competência para a eficácia da liderança foram válidos e confiáveis. No entanto, esta ferramenta deve ser testada em outros contextos específicos, a fim de completar a avaliação do conjunto complexo de competências exigido pelos contextos educacionais.

Palabras clave : Teste de liderança; Modo gestão de pilotagem; Modo liderança de pilotagem; Competências educacionais; Liderança transformacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )