SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue100Assessing educational leadership: a competence-complexity based testThe role of education in realising youths’ human capital: social philosophical analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

DONOSO-DIAZ, Sebastián; ITURRIETA, Tomás Neira  and  TRAVERSO, Gonzalo Donoso. Sistemas de alerta precoce para estudantes em risco do Ensino Superior. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.944-967. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601494.

A incorporação massiva de estudantes ao ensino superior na América Latina implica num desafio, devido à grande presença de alunos vulneráveis, que têm uma alta probabilidade de não terminarem seus estudos. Os avanços nas estratégias e ações de retenção, após quatro décadas de desenvolvimento teórico-práticos nessa área, geraram sistemas de alerta antecipado, objetivando detectá-los em tempo hábil e adotar medidas que reduzam significativamente o risco de abandono. O texto, de natureza documental, entra no marco das crescentes iniciativas de retenção, sistematizando alguns de seus avanços como desafios da implementação dessas iniciativas.

Keywords : Retenção de estudantes; Ensino superior; Sistemas de alerta antecipado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )