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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465
Resumo
DONOSO-DIAZ, Sebastián; ITURRIETA, Tomás Neira e TRAVERSO, Gonzalo Donoso. Sistemas de alerta precoce para estudantes em risco do Ensino Superior. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.944-967. ISSN 1809-4465. https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601494.
A incorporação massiva de estudantes ao ensino superior na América Latina implica num desafio, devido à grande presença de alunos vulneráveis, que têm uma alta probabilidade de não terminarem seus estudos. Os avanços nas estratégias e ações de retenção, após quatro décadas de desenvolvimento teórico-práticos nessa área, geraram sistemas de alerta antecipado, objetivando detectá-los em tempo hábil e adotar medidas que reduzam significativamente o risco de abandono. O texto, de natureza documental, entra no marco das crescentes iniciativas de retenção, sistematizando alguns de seus avanços como desafios da implementação dessas iniciativas.
Palavras-chave : Retenção de estudantes; Ensino superior; Sistemas de alerta antecipado.