SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100Sistemas de alerta precoce para estudantes em risco do Ensino SuperiorAvaliação do desenvolvimento da personalidade moral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

WEBB, Mark; KUNTUOVA, Indira  e  KARABAYEVA, Aliya. O papel da educação na realização do capital humano dos jovens: análise filosófica social. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.968-985. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601727.

Mudanças qualitativas na vida social afetam a acumulação de conhecimento dos jovens como base do capital humano. O artigo pretende explorar o papel da educação no desenvolvimento do capital humano devido às mudanças em curso na sociedade moderna. O estudo baseia-se na teoria do capital humano, explicando uma abordagem econômica do comportamento humano, que destaca os efeitos do investimento em capital humano no desenvolvimento socioeconômico do país. O referencial teórico de Schultz enfatiza o papel da educação na realização do capital humano e métodos de pesquisa relevantes, como a análise de conteúdo e a síntese narrativa textual. As principais conclusões abrangem opiniões de filósofos de diferentes épocas, ideias sobre o conhecimento da sociedade no século XXI e o papel da educação, descrito como a base da população jovem pronta para o desenvolvimento socioeconômico. Os resultados provam a hipótese relativa à exploração do impacto da educação e do treinamento no capital humano dos jovens.

Palavras-chave : Conhecimento; Desenvolvimento socioeconômico; Educação; Capital humano; Juventude.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )