SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue100The role of education in realising youths’ human capital: social philosophical analysisThe teaching of Social Sciences: a diagnostic evaluation based on the memories and reflections of teachers of Primary Education in initial formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

LINS, Maria Judith Sucupira da Costa  and  SOUZA, Carla Cristina Silveira de. Avaliação do desenvolvimento da personalidade moral. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.1004-1020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601402.

Esse artigo avalia o Desenvolvimento da Personalidade Moral de crianças de 7 anos. Hipótese: é possível favorecer o desenvolvimento da personalidade moral. Decidimos avaliar como esse desenvolvimento acontece. Avaliamos esse processo em alunos de segundo ano que sabiam ler, em uma escola pública. Apresentamos quatro virtudes aos alunos: amizade, temperança, perseverança e justiça. O objetivo da pesquisa foi avaliar como crianças podem aprender a viver de acordo com as virtudes. A fundamentação teórica está na filosofia de Aristóteles e na teoria da personalidade de Jung. A abordagem metodológica foi o Método Sucupira Lins para pesquisa-ação com comprometimento. Construímos um material – Ethos – que é um conjunto de figuras e histórias para serem analisadas por crianças. As crianças discutiram sobre o comportamento dos personagens e debateram possibilidades de conclusões se estes tivessem respeitado as quatro virtudes. Eles gostaram do material – Ethos – e aprenderam a se comportar de acordo com as virtudes. Dados mostram que as crianças podem desenvolver a personalidade moral por meio desse material.

Keywords : Personalidade Moral; Virtudes; Ethos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )