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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

MORENO-FERNANDEZ, Olga. O ensino das Ciências Sociais: um diagnóstico a partir das memórias, reflexões e expectativas de professores do ensino primário em formação inicial. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.1021-1037. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601452.

Este artigo tem por objetivo analisar as concepções apresentadas por professores do ensino primário da Espanha em formação inicial, sobre as Ciências Sociais e seu ensino e aprendizagem, a partir de suas memórias, reflexões e expectativas. Foi realizado um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, envolvendo uma amostra de 240 participantes, que responderam a um questionário contendo sete questões abertas. Os resultados indicam que ainda prevalece uma metodologia tradicional, em que os professores têm um papel ativo e os estudantes, passivo, sendo o trabalho em sala de aula orientado pelo livro didático e o sucesso em uma avaliação final. Quanto ao conteúdo, a História relaciona-se com a teoria e a Geografia, com a prática. Apesar da influência que continua tendo esse modelo tradicional, os professores em formação inicial afirmam não querer reproduzir o modelo que vivenciaram como alunos pois consideram que há outras maneiras de ensinar, mais condizentes com as necessidades sociais atuais.

Palavras-chave : Professores em formação inicial; ensino Fundamental; Ciências Sociais; Reflexão crítica.

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