SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número100Un estudio de los resultados académicos obtenidos por municipios de Paraíba en los años 2011, 2013 y 2015Plan de Desarrollo de la Educación y Plan de Acciones Articuladas: interferencias y contradicciones del Plan de Acciones Articuladas en la gestión de los sistemas municipales de enseñanza en Goiás índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

MORAES, Marcia; GALASSO, Bruno; JANOARIO, Ricardo  y  ESDRAS, Dirceu. Egressos: um olhar sobre as trajetórias de graduados em Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.1084-1107. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601546.

O presente estudo trata do percurso de egressos(as) do curso de graduação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O estudo procurou analisar o tipo de resultado profissional e acadêmico que o curso em tela produz. Nesse sentido, um dos objetivos da pesquisa foi o de relacionar o curso e a vida acadêmica com a empregabilidade no mercado de trabalho. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário online (Libras e Português), composto por perguntas multiopcionais e dissertativas, direcionado a 41 egressos graduados em Pedagogia, titulados no período entre 2009 e 2016. Os resultados mostraram a predominância de ouvintes, mulheres, de cor parda e idade média de 37 anos, com renda mensal de 3 a 4 salários mínimos. A análise dos dados evidencia que mais de 90% dos(as) egressos(as) atribuíram conceito bom ou ótimo ao curso de graduação concluído no INES. Na análise de conteúdo, foram consideradas 12 categorias de maior insatisfação dos egressos e, dentre elas, a mais comentada foi “currículo”. Outros aspectos igualmente comentados, mas com menor frequência, foram: inclusão de disciplinas de Libras, qualidade docente, disciplina da área da surdez, estágio e produção de materiais didáticos.

Palabras clave : Egressos; Formação educacional; Atuação profissional; Surdo; Carreira.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )