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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

SILVA, Luís Gustavo A.  e  FERREIRA, Suely. Plano de Desenvolvimento da Educação e Plano de Ações Articuladas: interferências e contradições do Plano de Ações Articuladas na gestão dos sistemas municipais de ensino em Goiás. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2018, vol.26, n.100, pp.1108-1127. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002601200.

O artigo analisa as interferências do Plano de Desenvolvimento da Educação e do Plano de Ações Articuladas (PAR) na gestão dos sistemas municipais de ensino em Goiás. A pesquisa utiliza como metodologia de coleta de dados a análise documental, a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas com secretários municipais de educação. Os resultados demonstram as relativas interferências do Plano de Ações Articuladas na gestão dos sistemas e na constituição de práticas de planejamento educacional nos municípios, bem como as contradições concernentes à perspectiva de gestão e planejamento contida no PAR no contexto dos sistemas municipais de ensino.

Palavras-chave : Gestão de Sistemas Educacionais; Planejamento da Educação; Plano de Desenvolvimento da Educação; Plano de Ações Articuladas.

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