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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

MARTINS, Ângela Maria  y  ALVES, Mariana Gaio. Conflitos em escolas públicas em Portugal: análise de um programa de governo. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.102, pp.9-23. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002701628.

Este artigo examina elementos no processo de constituição de significados atribuídos por atores escolares de escolas públicas localizadas em contextos vulneráveis, em Portugal, às situações de indisciplina, conflito e violência, em torno do seguinte questionamento: quais são as ações encetadas para enfrentá-las e suas percepções acerca desses fenômenos? As escolas selecionadas para o estudo integram o programa TEIP (Territórios de Intervenção Prioritária), desde 1996. Trata-se de estudo qualitativo e exploratório, com base em levantamento e análise de informações de documentos oficiais e da legislação, além de entrevistas realizadas com equipes compostas por profissionais responsáveis pela sua implementação. Considera-se a relevância de compreender percepções de atores educacionais envolvidos em fatos e situações de conflitos em escolas públicas.

Palabras clave : Políticas públicas de educação; Programas de governo; Indisciplina; Conflito e violência em escolas públicas.

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