SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número102Conflictos en escuelas públicas de Portugal: análisis de un programa de gobiernoRede regionales para acreditación y evaluación de la calidad de la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

RUBIO, Graciela; OSANDON, Luis  y  QUINTEROS, Francisca. A experimentação pedagógica territorial e a democratização do sistema educacional. Lições do Plano Experimental de Educação Rural de San Carlos (1944–1947). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.102, pp.88-107. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002701488.

A democratização e a experiência descentralizada da mudança educacional baseada na educação experiencial é objeto de análise neste artigo. Integrou aspectos educacionais, culturais, de saúde, de participação da comunidade e contou com apoio estatal abrangente para beneficiar crianças e jovens de áreas rurais para contribuir com a superação da pobreza e a marginalização. O Plano experimental foi uma tentativa coerente de regulação social como modelo alternativo de desenvolvimento e democratização das relações sociais, mas não previu a resistência dos conservadores locais e nacionais que impediram a sua execução por considerarem uma ameaça para a ordem social rural da época. As evidências e as dificuldades históricas no Chile para desenvolver uma política de educação descentralizada e territorializada, contribuíram para a reflexão sobre a atual reorganização do sistema de educação pública em unidades administrativas e de gestão territorial chamado Serviço de Educação local, destinado a eliminar a descentralização administrativa neoliberal.

Palabras clave : Reformas educacionais; Descentralização; Experimentação pedagógica; Democratização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )