SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue102The territorial pedagogical experimentation and the democratization of the educational system. Lessons from the Rural Education Experimental Plan of San Carlos (1944–1947)Models for the pedagogical integration of information and communication technologies: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

SANTOS, Margareth Guerra dos  and  LEITE, Denise. Rede regionais para acreditação e avaliação da qualidade da educação superior. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.102, pp.108-128. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002701357.

A criação de espaços de cooperação, integração e colaboração em matéria de Educação Superior tornou-se um fato de alcance global. Ao início do século 21, destacam-se os espaços das redes internacionais voltadas para acreditação e avaliação da qualidade da Educação Superior. Neste artigo, toma-se esse tema em sua perspectiva regional introduzindo ENLACES - Espaço de Encontro Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior e as redes RIACES - Rede Iberoamericana para a Qualidade da Educação Superior, e a RANA - Rede de Agências Nacionais de Acreditação do Mercosul. No artigo, discutem-se esses movimentos de redes e suas lógicas, à procura de esclarecimento sobre as relações que estabelecem e as influências que produzem sobre as políticas públicas de Educação Superior.

Keywords : Redes; Acreditação; Avaliação; Educação Superior; América Latina; ENLACES; RIACES; RANA.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )