SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número102Rede regionales para acreditación y evaluación de la calidad de la educación superiorTasas Longitudinales de Retención y Evasión: una metodología para estudio de la trayectoria de los estudiantes en la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

SOSA, Olga González  y  MANZUOLI, Cristina Hennig. Modelos para a integração pedagógica de tecnologias de informação e comunicação: uma revisão da literatura. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.102, pp.129-156. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002701720.

A educação foi, é e continuará a ser um campo cheio de questões: por que ensinar? O que ensinar? Como ensinar? O que, como e quando avaliar? Além disso, enquanto as mesmas questões persistem, as respostas a elas não. São dinâmicas e se transformam de acordo com as demandas da família, da empresa e das políticas governamentais. Para abordar estas considerações, este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa na literatura das últimas duas décadas sobre os elementos que caracterizam um modelo pedagógico e que foram levados em conta nas explorações sobre a integração educacional das tecnologias de informação e comunicação e identificar lacunas para pesquisas futuras. Os resultados mostram que apenas 11% da literatura consultada aborda as quatro questões listadas acima e conclui sobre a necessidade de aprofundar os fatores que afetam o sucesso das mudanças que são introduzidas na escola, que buscam gerar processos de transformação educacional, desde uma perspectiva holística

Palabras clave : Ensino; Modelos educativos; Tendências pedagógicas; Currículo; Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )