SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número102Tasas Longitudinales de Retención y Evasión: una metodología para estudio de la trayectoria de los estudiantes en la educación superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

HIRATA, Guilherme; OLIVEIRA, João Batista Araujo e  y  MEREB, Talita de Moraes. Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.102, pp.179-203. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002701888.

Professores constituem um dos componentes mais relevantes no processo educacional. O perfil, a remuneração, as condições de trabalho e a forma de atuação dos professores contribuem de forma significativa para o desempenho dos alunos. O presente artigo analisa os dados mais atuais disponíveis sobre os professores brasileiros: quem são, onde trabalham, quanto ganham, que impacto produzem. Essas são informações essenciais para entender a realidade, tendências e possibilidades de intervenção. O estudo se divide em três partes. Na primeira, caracteriza a quantidade de professores por nível de ensino e apresenta dados a respeito de seu perfil. Na segunda parte, apresenta dados referentes à remuneração e às tendências recentes de aumento dos salários. Na terceira, discute o impacto real e potencial de professores em um sistema de ensino. O artigo conclui com reflexões a respeito de possíveis caminhos para aumentar a eficiência e a eficácia das redes públicas de ensino, e, possivelmente, também da rede privada.

Palabras clave : Educação básica; Professores; Salário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )