SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número102Taxas longitudinais de retenção e evasão: uma metodologia para estudo da trajetória dos estudantes na educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

HIRATA, Guilherme; OLIVEIRA, João Batista Araujo e  e  MEREB, Talita de Moraes. Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.102, pp.179-203. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/S0104-40362018002701888.

Professores constituem um dos componentes mais relevantes no processo educacional. O perfil, a remuneração, as condições de trabalho e a forma de atuação dos professores contribuem de forma significativa para o desempenho dos alunos. O presente artigo analisa os dados mais atuais disponíveis sobre os professores brasileiros: quem são, onde trabalham, quanto ganham, que impacto produzem. Essas são informações essenciais para entender a realidade, tendências e possibilidades de intervenção. O estudo se divide em três partes. Na primeira, caracteriza a quantidade de professores por nível de ensino e apresenta dados a respeito de seu perfil. Na segunda parte, apresenta dados referentes à remuneração e às tendências recentes de aumento dos salários. Na terceira, discute o impacto real e potencial de professores em um sistema de ensino. O artigo conclui com reflexões a respeito de possíveis caminhos para aumentar a eficiência e a eficácia das redes públicas de ensino, e, possivelmente, também da rede privada.

Palavras-chave : Educação básica; Professores; Salário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )