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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

KLEINK0000-0003-3364-4876, Ruben. Uma solução para a divergência de diferentes padrões no SAEB. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.229-249.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002702060.

Neste artigo, mostramos que há necessidade de se construir um consenso sobre terminologia dos níveis, que as metas do Todos pela Educação são razoáveis e que não há discordância com os níveis da divulgação do SAEB 2017, desde que se definam corretamente as metas para cada nível e que sejam feitas as correções necessárias. Para isso, construímos uma distribuição de referência ancorada a uma distribuição empírica de uma população alvo. No artigo, utilizou-se a população dos estudantes dos países pertencentes à OCDE. Indicamos que as metas do IDEB deveriam ser mais altas e mais consistentes com as metas do Todos pela Educação.

Palabras clave : SAEB; PISA; IDEB; Escala de proficiências; Níveis; Metas; Distribuição de referência.

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