SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número103Aprendizaje del dibujo artístico en la enseñanza superior: concepciones de estudiantesImplicaciones de la concomitancia en la educación profesional financiada por el Pronatec: en la red estadual de enseñanza de Mato Grosso do Sul (2013-2015) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

TURRA-DIAZ, Omar  y  FLORES-LUEG, Carolina. A formação prática das vozes do corpo discente da pedagogia. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.385-405.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601517.

Este artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo indagar a percepção que possui o estudante em processo de formação docente sobre a área de formação prática instalada no plano de estudo de dois cursos de pedagogia. A metodologia empregada foi de tipo qualitativa, com um desenho de estudo de caso, utilizando-se como técnica de obtenção de informação a entrevista semiestruturada. Doze estudantes participaram do estudo. Entre os resultados principais destaca-se uma positiva valorização desta área de formação, porquanto permite uma imersão na realidade escolar antecipada e uma aproximação ao papel profissional docente; assim mesmo, reconhece-se como um espaço que contribui a promover processos reflexivos sobre as complexidades “do que fazer” pedagógico, ainda que a nível individual. Por outro lado, observa-se que persiste uma distância entre o conhecimento acadêmico e os saberes requeridos desde a sala escolar até a execução de disciplinas práticas extracurriculares focadas em transmissão de conteúdos, situação que continua na linha de legitimar um entendimento técnico-aplicacionista deste âmbito formativo.

Palabras clave : Formação Prática; Ensino; Saber docente; Estudantes de pedagogia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )