SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número103La formación práctica desde las voces del estudiantado de pedagogíaLa individualización de los itinerarios formativos como principio organizador de las políticas curriculares para la Enseñanza Secundaria en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

OLIVEIRA, Arão Davi; FERREIRA, Valdivina Alves  y  SILVA, Celeida Maria Costa de Souza e. Implicações da concomitância na educação profissional financiada pelo Pronatec: na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul (2012-2015). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.406-425.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701715.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um programa de financiamento da educação profissional lançado em 2011, no governo Dilma Rousseff (2011-2016), sob a Lei n°12.513/2011. Dentre suas ações está o fomento às Redes Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica. Esta pesquisa discute as implicações da concomitância na educação profissional dos cursos financiados pelo Pronatec na Rede Estadual de Ensino Mato Grosso do Sul (REE/MS), no período de 2012 a 2015. É uma pesquisa documental, bibliográfica e empírica, que utiliza os conceitos: “Estado” de Gramsci (1991) e “acumulação flexível do capital” de Harvey (1992). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gestores que participaram da implementação do Pronatec na REE/MS, no período estudado. Os resultados indicam que o Pronatec prioriza na REE/MS cursos concomitantes e subsequentes ao ensino médio, o que resultou em altos índices de evasão e reprovação no período estudado.

Palabras clave : Educação profissional; Pronatec; Mato Grosso do Sul.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )