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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

OLIVEIRA, Arão Davi; FERREIRA, Valdivina Alves  e  SILVA, Celeida Maria Costa de Souza e. Implicações da concomitância na educação profissional financiada pelo Pronatec: na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul (2012-2015). Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.103, pp.406-425.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701715.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é um programa de financiamento da educação profissional lançado em 2011, no governo Dilma Rousseff (2011-2016), sob a Lei n°12.513/2011. Dentre suas ações está o fomento às Redes Estaduais de Educação Profissional e Tecnológica. Esta pesquisa discute as implicações da concomitância na educação profissional dos cursos financiados pelo Pronatec na Rede Estadual de Ensino Mato Grosso do Sul (REE/MS), no período de 2012 a 2015. É uma pesquisa documental, bibliográfica e empírica, que utiliza os conceitos: “Estado” de Gramsci (1991) e “acumulação flexível do capital” de Harvey (1992). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro gestores que participaram da implementação do Pronatec na REE/MS, no período estudado. Os resultados indicam que o Pronatec prioriza na REE/MS cursos concomitantes e subsequentes ao ensino médio, o que resultou em altos índices de evasão e reprovação no período estudado.

Palavras-chave : Educação profissional; Pronatec; Mato Grosso do Sul.

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