SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número104Recorridos escolares de estudiantes de enseñanza secundaria de escuelas públicas del municipio de São Leopoldo, RS: desempeño escolar, perfil y característicasEl uso de indicadores para evaluación cualitativa de proyectos educativos socioambientales: la gestión participativa en el medio ambiente escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

SAVINA, Nadezhda Nikolaevna. Principais fatores de resistência dos professores às inovações. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.104, pp.589-609.  Epub 02-Jul-2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701807.

A modernização e a melhoria da qualidade do ensino secundário podem ser alcançadas, ao mesmo tempo que melhora a atividade inovadora dos professores. Portanto, é importante identificar e fundamentar os fatores e as razões da “passividade” inovadora dos professores do ensino médio, que é o objetivo deste trabalho. O estudo contribui para eliminar esses fatores durante o curso de formação de professores e preparar os alunos para obter um diploma em educação para atividades inovadoras e melhorar a eficácia dos professores praticantes. Uma característica distintiva do estudo é o fato de que ele aplica uma abordagem ampla que permite identificar fatores sociais, psicológicos e profissionais, incluindo grupos relevantes interrelacionados de razões, objetivas e subjetivas, que predeterminam a resistência dos professores às inovações. A pesquisa empírica revelou um declínio nos efeitos negativos dos fatores sociais e psicológicos nos últimos anos e uma substancial influência moderadora do fator profissional nas atividades inovadoras dos professores.

Palabras clave : Atividade profissional; Passividade inovadora; Resistência a inovações; Atividade inovadora; Professores; Fatores; Causas; Ensino secundário.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )