SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número104El uso de indicadores para evaluación cualitativa de proyectos educativos socioambientales: la gestión participativa en el medio ambiente escolar¿Qué cambió en el desempeño educativo de los Institutos Federales de Brasil? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

GOMEZ, Francisco Javier Pericacho; RODRIGUEZ, María Vaíllo; GALLEGO, Silvia Zamorano  y  SANCHEZ-PAULETE, Nuria Camuñas. Processos de melhoria em centros educacionais: exemplificação de três campos de análise e inovação de profesores. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.104, pp.621-630.  Epub 02-Jul-2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701621.

Os debates em torno da melhoria da qualidade dos centros educativos têm lugar privilegiado nas agendas político-educativas. O objetivo deste artigo é refletir sobre a melhoria dos centros educacionais em sua etapa obrigatória para consolidar processos de ensino e aprendizagem integral e de qualidade. No nível metodológico, é realizada uma revisão bibliográfica sistemática sobre os processos de melhoria escolar. Posteriormente, alguns resultados relevantes são oferecidos em três áreas de estudo: neuropsicologia aplicada à educação, relatórios comparativos de impacto internacional e, finalmente, as contribuições dos Movimentos de Melhoria Escolar e Eficiência Escolar. As conclusões oferecem uma síntese teórica e prática que favorece o debate sobre como e em que direção as tentativas de melhoria devem ser orientadas.

Palabras clave : Qualidade educacional; Escolaridade obrigatória; Melhoria escolar; Neuropsicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )