SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número104Processos de melhoria em centros educacionais: exemplificação de três campos de análise e inovação de profesoresO valor das práticas de educação parental: visão dos profissionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

DUTRA, Rogério Severiano; DUTRA, Giselle Bezerra Mesquita; PARENTE, Paulo Henrique Nobre  e  PAULO, Edilson. O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.104, pp.631-653.  Epub 02-Jul-2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701777.

A pesquisa investigou os níveis diferenciados da proficiência obtida pelos Institutos Federais do Brasil no ENEM, pois se compreende que as políticas públicas adotadas nacionalmente para a Rede Federal de Ensino fortalecem ao longo do tempo a oferta de ensino. Para atendimento do objetivo proposto, a população estudada foi composta por todos os Institutos Federais do Brasil que divulgaram dados referentes à proficiência educacional obtida pelas médias das áreas do conhecimento do ENEM, por escola, extraídos do sítio eletrônico do INEP no período de 2011 a 2015. O percurso metodológico foi estabelecido por métodos estatísticos univariados de medidas de tendência central, de dispersão, de correlação e de comparação de médias entre as variáveis. Com base nos achados, verificou-se que o desempenho dos Institutos Federais do Brasil tende a ser crescente e significante no transcorrer dos anos, tanto quando avaliado como rede de ensino, quanto quando avaliado por região.

Palavras-chave : Teoria da função de produção; Desempenho educacional; Políticas públicas educacionais; ENEM.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )