SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número104O que mudou no desempenho educacional dos Institutos Federais do Brasil? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

CARVALHO, Olivia; LOBO, Cristina Costa; MENEZES, Jose  e  OLIVEIRA, Belkis. O valor das práticas de educação parental: visão dos profissionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.104, pp.654-684.  Epub 02-Jul-2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701653.

Com a redução da disponibilidade do apoio comunitário e da família alargada tradicional, por um lado, e das dificuldades associadas aos problemas atuais por outro, a Educação Parental (EP) surge como um campo emergente, fundamental para a resposta aos problemas que os pais, atualmente, enfrentam na educação dos seus filhos. Este artigo associa a formação dos profissionais deste campo, com a importância que estes atribuem às respetivas práticas. A amostra deste estudo é constituída por 180 profissionais a exercerem nesta área. Os participantes foram interrogados sobre a sua formação, através do questionário “Caracterização dos Profissionais/Dinamizadores de Programas de Educação Parental”, e sobre a importância atribuída às práticas de qualidade, com recurso ao questionário “Competências para o trabalho com os pais”. Os resultados revelam que a formação de nível avançado constitui um fator relevante na valorização das práticas de EP, por parte dos profissionais, o que implica a necessidade de uma resposta contingente das instituições de ensino superior. São analisados e discutidos os resultado, assinalando a sua pertinência para a intervenção na área.

Palavras-chave : Parentalidade positiva; Educação parental; Formação superior de Educadores Parentais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )