SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número105D. Quixote contra os moinhos: um ensaio sobre o Movimento Escola Sem PartidoVozes de outras pessoas: uma investigação reflexiva sobre o poder e a voz dentro da sala de aula e as implicações de pesquisar a própria prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

MAGALHAES, Guilherme Lins de  e  CASTIONI, Remi. Educação Profissional no Brasil – expansão para quem?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.105, pp.732-754. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701647.

O objetivo deste texto é refletir sobre a expansão da Rede Federal de escolas técnicas, que acontece desde 2007. Aborda-se a recente trajetória da Educação Profissional no Brasil, comparativamente com as evidências de resultados dos sistemas de Educação Profissional tradicionalmente citados como referência para o debate sobre modelos dessa modalidade educacional. Busca-se demonstrar que a criação dos Institutos Federais convergiu mais na reprodução do modelo da Universidade em produzir ativos intelectuais do que no aprimoramento do desenvolvimento socioeconômico a partir de ativos econômicos. Dessa maneira, o estudo está apoiado na metodologia de estudos comparados e em dados de pesquisas internacionais. Por fim, não há, nessa reflexão, indicações que mostrem mudanças significativas nas possibilidades de formação profissional dos brasileiros, em boa medida provocada pela chamada “verticalização”, que estimulou a oferta de cursos de educação superior ao invés dos cursos de formação técnica e profissional.

Palavras-chave : Educação profissional; Institutos Federais; Desenvolvimento socioeconômico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )