SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue105Professional Education in Brazil – expansion for whom?Literacy in public policies: convergences and divergences with the Common National Base Curriculum (BNCC) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

SANTAMARIA, Melanie  and  ADE-OJO, Gordon. Vozes de outras pessoas: uma investigação reflexiva sobre o poder e a voz dentro da sala de aula e as implicações de pesquisar a própria prática. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.105, pp.755-776.  Epub May 28, 2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002702206.

O objetivo deste estudo de caso piloto foi duplo: explorar o poder e a voz dentro das interações de pequenos grupos dentro de uma sala de aula da escola secundária e explorar as implicações da pesquisa da própria prática como professor-pesquisador. Usando as teorias de dialogismo de Bakhtin e um quadro sugerido por gravações em áudio de interações de um pequeno grupo, foram comparadas com o trabalho escrito independente do aluno, a fim de compreender as vozes usadas e como. Quatro temas principais foram identificados: poder e autoridade; posições de submissão; silêncio e a voz do texto. Os resultados também destacaram como, no meio do ensino, podemos deixar de ver essas dinâmicas de poder e identidade; mas o tempo e o espaço da pesquisa reflexiva permitiram aos pesquisadores ver além do momento e desenvolver a capacidade de ver suas intervenções e estratégias de ensino novamente para apoiar a construção de novos significados.

Keywords : Dialogismo; Diálogo em sala de aula; Praticante reflexivo; Voz.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )