SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número105Educación Profesional en Brasil – ¿expansión para quién?Alfabetización e instrucción en las políticas públicas: convergencias y divergencias con la Base Nacional Común Curricular (BNCC) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

SANTAMARIA, Melanie  y  ADE-OJO, Gordon. Vozes de outras pessoas: uma investigação reflexiva sobre o poder e a voz dentro da sala de aula e as implicações de pesquisar a própria prática. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.105, pp.755-776.  Epub 28-Mayo-2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002702206.

O objetivo deste estudo de caso piloto foi duplo: explorar o poder e a voz dentro das interações de pequenos grupos dentro de uma sala de aula da escola secundária e explorar as implicações da pesquisa da própria prática como professor-pesquisador. Usando as teorias de dialogismo de Bakhtin e um quadro sugerido por gravações em áudio de interações de um pequeno grupo, foram comparadas com o trabalho escrito independente do aluno, a fim de compreender as vozes usadas e como. Quatro temas principais foram identificados: poder e autoridade; posições de submissão; silêncio e a voz do texto. Os resultados também destacaram como, no meio do ensino, podemos deixar de ver essas dinâmicas de poder e identidade; mas o tempo e o espaço da pesquisa reflexiva permitiram aos pesquisadores ver além do momento e desenvolver a capacidade de ver suas intervenções e estratégias de ensino novamente para apoiar a construção de novos significados.

Palabras clave : Dialogismo; Diálogo em sala de aula; Praticante reflexivo; Voz.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )