SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número105Implementación del Pronatec en la visión de los gestores: un estudio de casoEl trabajo educativo entre metas y productividad: el acuerdo de resultados en Minas Gerais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

GONZALEZ, Sara Serrate; MARTIN, Sonia Casillas  y  GONZALEZ, Marcos Cabezas. Fatores de qualidade determinando a formação práticade estudantes de educação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.105, pp.817-838.  Epub 13-Jun-2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701625.

Este artigo contribui para conhecer os fatores determinantes de um treinamento prático de qualidade. Os eixos de interesse da pesquisa se concentram na satisfação dos alunos e na utilidade percebida durante este período de treinamento e na avaliação do assunto. Da mesma forma, o relacionamento existente com variáveis, como o tipo de centro ou as expectativas iniciais, foi estudado. O estudo baseia-se em uma abordagem quantitativa com um projeto de pesquisa pré-experimental com pré-teste e pós-teste. O tratamento dos dados resulta da análise descritiva e inferencial, estudando a relação das diferentes dimensões e a influência ou não de alguns fatores. A satisfação geral com este período é muito alta, observando que os alunos mais satisfeitos consideram que as práticas são mais úteis para o treinamento. Observou-se, também, que o centro atribuído tem uma influência considerável na satisfação dos estudantes. Esses resultados nos permitem tomar decisões que ajudem a melhorar esse processo de prática.

Palabras clave : Treinamento inicial; Práticas externas; Pedagogia; Satisfação; Utilidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )