SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número105Avaliação da implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec): um estudo de caso no município de Picuí-PBO trabalho educativo entre metas e produtividade: o acordo de resultados em Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

GONZALEZ, Sara Serrate; MARTIN, Sonia Casillas  e  GONZALEZ, Marcos Cabezas. Fatores de qualidade determinando a formação práticade estudantes de educação. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.105, pp.817-838.  Epub 13-Jun-2019. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701625.

Este artigo contribui para conhecer os fatores determinantes de um treinamento prático de qualidade. Os eixos de interesse da pesquisa se concentram na satisfação dos alunos e na utilidade percebida durante este período de treinamento e na avaliação do assunto. Da mesma forma, o relacionamento existente com variáveis, como o tipo de centro ou as expectativas iniciais, foi estudado. O estudo baseia-se em uma abordagem quantitativa com um projeto de pesquisa pré-experimental com pré-teste e pós-teste. O tratamento dos dados resulta da análise descritiva e inferencial, estudando a relação das diferentes dimensões e a influência ou não de alguns fatores. A satisfação geral com este período é muito alta, observando que os alunos mais satisfeitos consideram que as práticas são mais úteis para o treinamento. Observou-se, também, que o centro atribuído tem uma influência considerável na satisfação dos estudantes. Esses resultados nos permitem tomar decisões que ajudem a melhorar esse processo de prática.

Palavras-chave : Treinamento inicial; Práticas externas; Pedagogia; Satisfação; Utilidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )