SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número105Programa de educação ambiental no Equador: teoria, prática e políticas públicas para enfrentar a mudança global do AntropocenoA qualidade da mobilidade de estudantes de graduação no “Ciências sem Fronteiras” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

BENAVIDES-MORENO, Nibaldo; DONOSO-DIAZ, Sebastián; ARAYA, Daniel Reyes  e  ITURRIETA, Tomás Neira. A gestão de centros de educação infantil na região do Maule (Chile): visões da prática educacional. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2019, vol.27, n.105, pp.881-903. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002702009.

Há mais de duas décadas, o Chile promove importantes iniciativas de maior abrangência e qualidade da educação infantil, que exigem - para sua sustentabilidade - reforçar os processos de gestão dos centros educacionais, problema que não tem antecedentes sistemáticos. Em resposta a essa situação, buscamos identificar os obstáculos que diretores e educadores de escolas de berçário consideram como os mais importantes, a fim de propor políticas para sua melhoria. Nesse contexto, o estudo foi desenvolvido (exploratório-qualitativo), a partir de um questionário de resposta aberta. Os resultados identificam os principais problemas que requerem atenção imediata, a fim de contribuir para o maior impacto das iniciativas indicadas.

Palavras-chave : Educação infantil; Gestão educacional; Política educacional; Ustentabilidade; Chile.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )