SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número106Remuneración docente: efectos de los estatutos de cargos, carrera y remuneración en el contexto municipal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

COELHO, Silvia Regina dos Santos  y  GOMES, Candido Alberto. Algo de novo sob o sol no Ensino Médio: um estudo de caso. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.106, pp.8-24.  Epub 27-Ene-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002702142.

O presente artigo relata um estudo de caso realizado numa escola média, que há dezessete anos implantou oficinas de aprendizagem, com interseriação e interdisciplinaridade, bem como o ensino a distância complementar. O estabelecimento, num bairro periférico de Curitiba, Brasil, mantém acordos para que seus alunos, optativamente, cursem o ensino técnico no contraturno. A metodologia, de natureza quali-quantitativa incluiu análise documental, observação, entrevistas semiestruturadas com diretores, orientadores, professores e alunos e aplicação de questionários a amostras de conveniência de docentes e discentes. Os resultados evidenciam que, atendendo às expectativas sociais, a Escola investigada se tornou publicamente diferente pelas suas metodologias e pelo êxito ao conciliar a preparação para os estudos superiores e o curso técnico. A avaliação contínua e a recuperação paralela reduzem a reprovação e o abandono a níveis mínimos. A imagem organizacional predominante é a da escola como empresa, com componentes do modelo burocrático, para enquadrar as inovações nos moldes oficiais, e a imagem da escola como cultura. Discutem-se implicações destas imagens organizacionais.

Palabras clave : Ensino médio; Política educacional; Projeto educacional; Ensino-aprendizagem; Escola como organização formal.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )