SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue106Teachers’ remuneration: the effects of the work position, carrer and remuneration planimplemented in a municipalityInnovation in the digital era: new labor market and educational changes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

MORESCHO, Sandra Maria Zardo  and  DELIZOICOV, Nadir Castilho. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM: A formação continuada na Gered de Chapecó – SC. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.106, pp.45-65.  Epub Jan 27, 2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701499.

Este artigo apresenta dados sobre a formação continuada de professores ofertada pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) no período de 2014 a 2015. O trabalho teve como objetivo investigar as percepções dos orientadores de estudo do Pacto sobre a formação desenvolvida junto a professores de 10 escolas públicas estaduais pertencentes à Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, Oeste de Santa Catarina. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturada e suas análises apresentam o parecer do orientador de estudo, as mudanças nas ações dos professores e os impactos do término do PNEM. Os resultados indicaram que a formação foi de significativa qualidade, induzindo ao reconhecimento do estudante em sua individualidade. Como aspecto negativo, encontra-se a finalização do PNEM, bem como o temor do aumento da desvalorização da docência diante da Reforma do Ensino Médio.

Keywords : PNEM; Orientador de Estudo; Formação continuada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )