SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número106Evaluación educativa y codeterminaciones de la producción escolarInterlocuciones y discursos de legitimación en EaD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

MENDONCA, José Ricardo Costa de; FERNANDES, Danielle Cireno; HELAL, Diogo Henrique  y  CASSUNDE, Fernanda Roda. Políticas públicas para o Ensino Superior a Distância: um exame do papel da Universidade Aberta do Brasil. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.106, pp.156-177.  Epub 27-Ene-2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002801899.

Examina-se neste artigo, o papel da Universidade Aberta do Brasil (UAB), como uma política pública para o ensino superior a distância, na democratização do acesso ao ensino superior e na redução de desigualdades sociais no país. Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura e coleta de dados secundários. Como a UAB constitui parte do sistema educacional, considera-se que no sistema UAB a ação pedagógica é realizada no sentido da imposição da cultura arbitrária do poder arbitrário. Assim, servindo como ferramenta de legitimação das desigualdades sociais. Percebe-se, no discurso oficial da UAB, o pressuposto da utilização da educação a distância (EAD), para fins de democratização do ensino e de diminuição de desigualdades sociais, bem como uma clara influência da concepção liberal de universalidade. Conclui-se que a UAB, apesar de precisar ser constantemente avaliada pelos atores sociais (Estado e Sociedade) sob uma perspectiva crítica, é uma política pública educacional que apresenta resultados globais positivos.

Palabras clave : Políticas públicas; Ensino superior; Educação a distância; Desigualdades sociais; Universidade Aberta do Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )