SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue106Interlocutions and discourses of legitimation in EaDDemocratic management in municipal education systems of Paraná: an analysis from the municipal councils of education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

GOBBI, Beatriz Christo; LACRUZ, Adonai José; AMERICO, Bruno Luiz  and  ZANQUETTO FILHO, Hélio. Uma boa gestão melhora o desempenho da escola, mas o que sabemos acerca do efeito da complexidade da gestão nessa relação?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2020, vol.28, n.106, pp.198-220.  Epub Jan 27, 2020. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362019002701786.

O artigo avalia a relação entre Gestão Escolar e desempenho na Prova Brasil-2015 de Matemática dos estudantes do 9º ano e o papel moderador da complexidade da Gestão Escolar nessa relação. Para o desenvolvimento do modelo hierárquico exploratório foi utilizada modelagem de equações estruturais, técnica Partial Least Squares Path Modeling (PLS-PM). A amostra foi composta por 182 escolas da rede de ensino público do Espírito Santo. Os dados foram coletados dos microdados do Saeb. Evidenciou-se impacto positivo direto da Gestão Escolar no desempenho, cujos estudos anteriores apontam para uma relação indireta. Igualmente, a complexidade da Gestão Escolar atua como um moderador dessa relação, com impacto negativo. Dessa forma, quanto maior o nível de complexidade da Gestão Escolar, mais impactante será a Gestão Escolar no desempenho. Assim, este estudo reforça a importância do Diretor Escolar e traz questionamentos sobre como reduzir a complexidade da Gestão Escolar e/ou melhorar o desempenho do Diretor.

Keywords : Gestão Escolar; Eficácia Escolar; Prova Brasil; Modelagem de Equações Estruturais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )